top of page

USO DE AGROTÓXICOS


Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. Esse controle garante então a produtividade atuando na proteção das lavouras, sendo, portanto, fundamental para desenvolvimento do setor agrícola.


Atualmente o Brasil além de ser considerado uma das maiores potencias agrícolas, é também um dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo. Segundo a Revista Pesquisa Fapesp, esse mercado movimenta no Brasil cerca de US$ 10 bilhões por ano. Dados do Censo Agropecuário apontam que houve aumento de 20% entre os anos de 2006 e 2017 de produtores rurais que utilizam agrotóxicos em suas lavouras.


O uso de agrotóxicos no Brasil é regulado pela Lei de Agrotóxicos (lei nº 7.8022, de 1989). Em 2018, foi aprovado pela Câmara dos Deputados um projeto proposto pelo deputado Luiz Nishimori que prevê a liberação do uso de agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura sem a interferência de órgãos como o Ibama ou a Anvisa. O projeto revoga a lei de 1989 e promove alterações para as regras de produção, comercialização e distribuição de agrotóxicos, flexibilizando-as.

Vantagens

- Os agrotóxicos, quando utilizados de acordo com a dose recomendada, atuam no controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações.

- Ao controlar possíveis danos às plantações, os agrotóxicos garantem o aumento da produtividade.

- Os preços dos produtos com agrotóxicos são mais baratos do que os preços de produtos orgânicos.

Desvantagens

- O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros.

- O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

- O uso acima do permitido em alimentos pode trazer riscos à saúde dos consumidores.

- Há riscos de intoxicação por parte dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos.

- Alguns agrotóxicos são persistentes ao meio ambiente, ou seja, neles permanecem por muito tempo.


.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão_do_Whatsapp.png
bottom of page