Sucessão familiar no agronegócio a e Holding



A maior de todas as missões do produtor rural é passar todo aquele legado de trabalho para os filhos, e garantir ainda em vida que todo aquele projeto e patrimônio seja sucedido com sucesso.


Cada vez mais o produtor tem buscado ferramentas que conduzam todo esse procedimento, transferindo a administração do negócio e direcionando o patrimônio pessoal aos herdeiros.


Assim inicia-se a sucessão familiar, identificando aquele herdeiro que tem perfil para trabalhar na parte de produção, outros de características mais administrativas, e outros que não tem consigo perfil para trabalhar com a propriedade rural. A ideia é prepara-los para assumir o patrimônio e para dar continuidade na produção rural.


Outra fase da sucessão familiar é a transferência e destinação do patrimônio ainda em vida, evitando que isso seja feito após a morte do produtor, de modo traumático e não tanto inteligente.


Então, poderá o produtor rural eventualmente destinar a propriedade ao filho que mais tem perfil de trabalho com a produção, destinado outros imóveis ao herdeiro que não tem essa característica.


Essa transferência patrimonial pode ser dar por doação, testamento ou inventário, porém, a ferramenta que mais se destaca hoje é a formação de uma holding familiar, em razão de ser feita em vida, sem tantos conflitos familiares e evitando a incidência de alguns impostos.


Holding nada mais é do que a formação de uma empresa cujos sócios serão os patriarcas e os seus herdeiros. Todo o patrimônio desse produtor rural integralizará essa pessoa jurídica, sendo que o mesmo poderá ficar com a total administração e usufruto vitalício dos mesmos.


Quando os patriarcas vieram a faltar, será desnecessário enfrentar todo um processo de inventário burocrático, com eventuais discussões entre os herdeiros e altos custos financeiros e tributários.


Estando todos dentro de uma holding familiar, na falta daquele que detém o patrimônio, o que será transferido para filhos é apenas as cotas sociais daquela empresa, tudo como já programado anteriormente, de modo rápido, simples e muito menos oneroso.


Isso é ou não interessante?


Confira também:


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão_do_Whatsapp.png