Qual é a importância da AgroIndústria?

O QUE É AGROINDÚSTRIA?


A agroindústria é o ambiente físico equipado e preparado onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistemática. Tem a finalidade de transformar as matérias- primas, prolongando sua disponibilidade, aumentando seu prazo de validade, diminuindo a sua sazonalidade, além de agregar valor aos alimentos in natura, procurando manter as características originais dos alimentos.


AGROINDÚSTRIA FAMILIAR


Agroindústria familiar é o espaço físico empregado para o beneficiamento e/ou processamento de matérias-primas agropecuárias, onde o destino final da produção é a comercialização, visando aumentar o valor agregado do produto final. A mão de obra deve ser preferencialmente da família e/ou famílias do entorno da agroindústria.


IMPORTÂNCIA


A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. É uma alternativa econômica para a fixação dos agricultores familiares no campo e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável na cadeia agrícola. Nesses empreendimentos, os agricultores são protagonistas do processo, atuando ao longo de toda a cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.


AÇÕES DO RURALTINS NA ÁREA DA AGROINDÚSTRIA


  • Apoiar a implantação de agroindústrias familiares em estabelecimentos rurais;

  • Apoiar a regularização e legalização de agroindústrias;

  • Implantar boas práticas de fabricação em agroindústrias familiares;

  • Apoiar a comercialização em feiras, eventos e mercados institucionais;

  • Promover capacitação dos agricultores familiares técnicos;

  • Realizar dias de campo temáticos;

  • Promover educação sanitária e cursos de boas práticas de fabricação;

  • Auxiliar na elaboração de projetos e captar recursos via PRONAF para implantar/ampliar/recuperar agroindústrias do Estado do Tocantins.

83 visualizações0 comentário
Botão_do_Whatsapp.png