Inventário de imóvel rural

Quando acontece uma morte, muitas pessoas ouvem falar da necessidade de realizar o inventário de bens daquela pessoa que faleceu, assim inventário nada mais é do que a forma de oficializar a divisão e a transferência dos bens aos herdeiros.


Serve para garantir os direitos daqueles que são herdeiros, no caso de não haver testamento, e pode ser judicial ou extrajudicial.


Assim, sobre o imóvel rural, destaca-se que esse merece atenção especial, uma vez que é de extrema importância a realização de um inventário completo de uma propriedade rural, já que é por meio do mesmo que o indivíduo, dono da fazenda ou outra propriedade rural, tem controle sobre os bens da sua propriedade de uma forma integral.


O principal objetivo da criação de um inventário complexo de uma propriedade rural é avaliar a propriedade rural no que diz respeito à venda e compra da mesma, a fusão de instituições, valor do ativo, reserva legal, licenciamento ambiental, partilhas, valor de locação, incorporações, pesquisa de valores, saneamento, homogeneização e demais estatísticas.


A avaliação de máquinas e demais equipamentos agrícolas, obras rurais, vegetação e culturas também é comum por meio do inventário completo de uma propriedade rural.


Importante ressaltar que em casos de imóvel rural, a sucessão pode ocorrer ainda por meio de partilha em quinhões individuais ou continuar em comum entre todos os herdeiros.


Se você possui um imóvel rural, procure um advogado e retire suas dúvidas quanto ao inventário a ser realizado.

711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão_do_Whatsapp.png