top of page

GUIA DE TRANSPORTE ANIMAL (GTA)


O que é?


A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros).


Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da GTA, exceto os cães e gatos que são isentos da emissão desse documento para transporte.


Onde pode ser retirada?


O produtor pode emitir a Guia de Trânsito Animal através da internet ou em um dos postos da ADAPEC.


Como funciona a emissão pela internet?

A e-GTA pode ser emitida de qualquer lugar, desde que o produtor tenha acesso a internet, o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato).

Os interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec, munidos da documentação pessoal, assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para terem login e senha.


Depois, basta acessar o site www.adapec.to.gov.br e clicar na aba “Produtor online”.


O Acesso:


O acesso será permitido ao produtor rural e possuidores de estabelecimentos rurais. Vale lembrar aos mais de seis mil usuários que usavam o sistema, para verificar a ficha de movimentação do rebanho, precisarão se recadastrar para obter novo login e senha e ampliar os serviços.


Na Assembleia Legislativa do Tocantins, tramita um Projeto de Lei de autoria do Dep. Cleiton Cardoso, que trata sobre a criação de um aplicativo para facilitar ainda mais a emissão da GTA, o projeto ainda tem um longo caminho pela frente até que seja acessível por todos os produtores.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão_do_Whatsapp.png
bottom of page