É possível comprar uma posse?

Não apenas é possível como bastante comum no mercado imobiliário a aquisição de contratos onde se negocia apenas a posse do imóvel e não sua propriedade.


Posse, é um instituto limitado, constituindo apenas uma situação de fato, neste interim detém a posse, mas não detém o domínio do bem, uma vez que apenas é dono quem o registra, contudo embora tenha natureza jurídica diferentes, também possui respaldo jurídico e pode ser protegido por meio de ações possessórias e da elaboração de instrumentos contratuais específicos.


Necessário esclarecer a importância de uma boa orientação nessas transações imobiliárias, uma vez que quem compra de quem não é o dono, está adquirindo apenas a sua posse.


Outro importante cuidado é a análise minuciosa da real condição de proprietário daquele que se pretende vendedor, pois não raro, o que se tem é a transferência reiteradas vezes da posse de um bem imóvel.


Assim é possível adquirir a posse, não podendo ser confundida essa com propriedade, visto que embora possuem valor jurídico e monetário, resultam implicações jurídicas diferenciadas que precisam ser conhecidas por todos envolvidos no negócio jurídico a ser tabulado.


Procure um advogado e esclareça suas dúvidas quanto ao imóvel que está adquirindo bem como em relação ao contrato a ser tabulado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão_do_Whatsapp.png